A busca pela paz, equidade e justiça é um propósito universal, e uma sociedade unida e alinhada com ações nesse sentido será mais eficaz nesse objetivo. Para isso, é necessário compreender e tratar as situações violentas e injustas como condições determinantes no planejamento de ações, a partir de fatos concretos e relevantes para o desenvolvimento de uma sociedade justa, plena e harmônica com a natureza.
Saiba maisO principal instrumento para discutir uma sociedade que tenha a paz como eixo estruturante foi a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Saiba maisPromover diálogos, pesquisas e ações pela paz, desprovida de interesses político-partidários, religiosos e/ou ideológicos.
Saiba maisCriar o Centro Avançado de Estudos sobre a Paz na América Latina em parceria com as Instituições de Ensino Superior
Saiba mais
A busca pela paz, equidade e justiça é um propósito universal, e uma sociedade unida e alinhada com ações nesse sentido será mais eficaz nesse objetivo. Para isso, é necessário compreender e tratar as situações violentas e injustas como condições determinantes no planejamento de ações, a partir de fatos concretos e relevantes para o desenvolvimento de uma sociedade justa, plena e harmônica com a natureza.
A sociedade demanda esses movimentos conjuntos desde sua existência, e a cada passar de século, é notório que essas ações oferecem maiores desafios. Portanto, o esforço para ações dedicadas ao sucesso da paz deve ser cada vez mais planejado e otimizado, baseando-se em critérios objetivos e com ações concretas que contribuam para o fortalecimento e a difusão de uma cultura de paz positiva em seu sentido mais amplo.
Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior têm sido chamadas a desempenhar um papel fundamental, pois são espaços de produção de conhecimento, aprendizagem e compromisso da comunidade, e proteção dos direitos humanos.
A sociedade vem demandando movimentos conjuntos para uma educação e cultura para a paz há décadas, bem como ações pautadas em situações reais importantes para o desenvolvimento da sociedade, partindo de critérios objetivos e sistemáticos que visem à implementação de programas e projetos concretos e com real contribuição para o fortalecimento e para a difusão de uma cultura de paz em seu sentido mais amplo. Não apenas na díade "Paz x Violência", mas nas diversas relações com o Planeta, com os povos, com os animais e com o meio ambiente.
Além disso, as circunstâncias e as condições em que a sociedade vive e os desafios que enfrenta apontam indubitavelmente para contextos gradualmente mais complexos, os quais solicitam cada vez mais a participação das instituições de ensino superior que, por essência, são espaços de produção de conhecimentos, fortalecimento comunitário e promoção de direitos humanos para que liderem movimentos que valorizam o diálogo e a diversidade social e que contribuam para a realização de ações importantes nos diversos campos do conhecimento e das esferas da vida humana, tendo como agente integrado e de apoio as iniciativas dos governos e do Estado no sentido de sinergia para a manifestação da cultura de paz e o desenvolvimento de uma sociedade justa e sustentável.
Acredita-se que por meio de uma conexão e da competência vocacionada e consolidada das instituições de ensino superior, a nível regional, estadual, nacional e internacional, será possível implantar e fortalecer o Fórum de Universidades pela Paz (FOUP) como um mecanismo eficiente para estabelecer discussões sistemáticas, estabelecer e atuar em objetivos estratégicos e fortalecer a produção de conhecimentos sobre a temática da Paz, com observância das perspectivas sociológicas, antropológicas, históricas, psicológicas, linguísticas, culturais, comportamentais e legais. E que, a médio prazo, as ações do FOUP, por meio das instituições signatárias, reverberarão na produção de conhecimentos e na execução de programas de promoção da cultura de paz, liderados pelas Instituições de Ensino Superior, em parceria com outras instituições e por agentes governamentais.
Promover diálogos, pesquisas e ações pela paz, desprovidos de interesses político-partidários, religiosos e/ou ideológicos. O Fórum de Universidades pela Paz (FOUP) é um espaço que busca fomentar, a partir das competências e experiências das instituições de ensino superior, em parceria com governos e outras instituições, discussões sistémicas sobre realidades sociais relevantes para a paz e a produção de conhecimentos sobre a temática, abordando suas múltiplas variáveis.